Suzano em
São Paulo

A Suzano está presente no interior de São Paulo desde 1955, quando chegou à cidade de Suzano, e leva no seu nome uma homenagem da empresa ao município. No Estado, a empresa também conta com unidades em Jacareí (1958), Limeira (1959), Rio Verde (1960) e Mogi das Cruzes (1973), recentemente adquirida. Além das fábricas, que produzem papel e celulose usados em produtos do dia a dia como livros, embalagens, papel higiênico e bens de consumo, a Suzano também conta com plantios de eucalipto e áreas de conservação de matas nativas em mais de 110 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em nossas operações paulistas, cerca de 10.000 colaboradores(as) próprios(as) e terceiros(as) que trabalham juntos(as) para plantar o futuro.

A operação em São Paulo conta com

5 fábricas: Jacareí (celulose), Limeira (papel, celulose e lignina), Mogi das Cruzes (bens de consumo), Rio Verde (papel) e Suzano (papel e celulose)
3 centros de tecnologia: Jacareí, Limeira e Itapetininga (Futuragene)
2 terminais no Porto de Santos
4 centros de distribuição
220 mil hectares de plantação de eucalipto, aproximadamente (considerando também Minas Gerais e Rio de Janeiro)
134 mil hectares de áreas de conservação, aproximadamente (considerando também Minas Gerais e Rio de Janeiro)
4.717 hectares de áreas de plantio voltadas ao Fomento Florestal, programa que estimula a parceria entre empresas do setor florestal e pequenos e médios produtores rurais, aproximadamente

Nossos cuidados ambientais em São Paulo

Assim como em todas os locais onde atua, a Suzano conserva e monitora a biodiversidade em São Paulo, acompanhando espécies endêmicas (que ocorrem em determinadas regiões geográficas) e ameaçadas de extinção. Conheça abaixo alguns dos nossos projetos.

Conservação de primatas ameaçados de extinção
A Suzano, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), monitora os muriquis-do-sul (Brachyteles arachnoides), espécie natural da Mata Atlântica. Maior primata das américas, o muriqui-do-sul é conhecido como o jardineiro da floresta por ajudar na dispersão de sementes de plantas. Atualmente, existem apenas 20 populações da espécie no Brasil e a Suzano monitora e ajuda a conservar os que estão presentes em algumas de suas áreas de conservação.
Levantamento de aves
Espécie ameaçada de extinção, o pássaro bicudinho-do-brejo-paulista (Formicivora paludicola) é encontrado em poucos municípios de São Paulo. A ave foi uma das mais extraordinárias descobertas da ornitologia brasileira desse século. A espécie é monitorada pela Suzano nas áreas de conservação de suas fazendas, em parceria com a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil).
Áreas de Alto Valor de Conservação
Na Unidade de Negócio Florestal de São Paulo (UNF-SP), a Suzano possui 23 Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVCs) de extrema importância para a biodiversidade, 10 são locais de conservação considerados locais excepcionais. As AAVCs da UNF-SP da Suzano totalizam mais de 10.600 hectares de vegetação nativa conservada.
Planos da mata
Realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica com o apoio da Suzano, o projeto tem o objetivo de estruturar a governança local, de forma participativa, para viabilizar a construção de Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) em 33 municípios brasileiros onde a Suzano atua – 14 deles em São Paulo.
Macaco Muriqui
Muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides): em risco de extinção, o maior primata das américas é monitorado nas áreas da Suzano.

Conheça a atuação social da Suzano em São Paulo

Assim como em todas as suas áreas de atuação, a Suzano investe e impulsiona o desenvolvimento social do interior de São Paulo. Abaixo, você conhece alguns resultados de 2022:

58.003
pessoas beneficiadas pelos programas e iniciativas sociais da Suzano
2.735
pessoas retiradas da pobreza por meio dos programas da Suzano
3.7 mi
reais de investimento em projetos sociais
166
escolas beneficiadas pelo Programa Suzano de Educação
42.244
pessoas beneficiadas pelo Programa Suzano de Educação
196
profissionais de educação participantes do Programa Suzano de Educação
Quer conhecer mais indicadores sociais e ambientais da Suzano? É só visitar a Central de Sustentabilidade.

Projetos sociais apoiados pela Suzano em São Paulo

Conheça alguns dos projetos de desenvolvimento social da companhia voltados para comunidades locais.