Suzano
NA Bahia

Fundada em 1992, nossa unidade na Bahia está localizada em Mucuri, no extremo sul do estado. A fábrica marcou o início das nossas operações no Nordeste e é uma das plantas industriais mais completas do setor no mundo.

São mais de 7.500 pessoas entre profissionais do time Suzano e de empresas terceirizadas que, em conjunto, contribuem para o desenvolvimento das comunidades vizinhas.

A operação no Bahia conta com

1 fábrica em Mucuri, com capacidade produtiva de 1,75 milhão de toneladas de celulose, 60 mil toneladas de papeis sanitários e 250 mil toneladas de papel por ano
1 centro de distribuição em Salvador
254.702 hectares de plantação de eucalipto
49.353,45 hectares de áreas de plantio voltadas ao Fomento Florestal, programa que estimula a parceria entre empresas do setor florestal e pequenos e médios produtores rurais
110.679,56 hectares de áreas de conservação

Nossos cuidados ambientais na Bahia

Conservação e preservação
Na Bahia, a Suzano conserva cerca de 151 mil hectares de áreas preservadas e é responsável pela manutenção de Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC) como as de Alcoprado, em Teixeira de Freitas; Complexo do Rio Itanhentinga, em Alcobaça; Complexo de Aparaju, Muçunungas de Juerana e Peruípe, em Caravelas; além da área da AAVC Fábrica, em Mucuri.

Corredores Ecológicos
Para potencializar a preservação da biodiversidade, vamos conectar 500 milhectares de vegetação por meio de corredores ecológicos, que unem trechos isolados de matas nativas. Faremos isso até 2030 nos três biomas em que atuamos: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.

E a Bahia não ficará de fora. Na região, o corredor contará com aproximadamente 370 km de extensão. Vale apontar o trecho se localiza no conhecido Corredor Central da Mata Atlântica, que tem alta biodiversidade e sofre muita ameaça.

Monitoramento da biodiversidade
Desde a década de 1990, monitoramos a biodiversidade nas regiões em que atuamos. Na Bahia e em Minas Gerais, esse trabalho já rendeu o registro de mais de 1.700 espécies de fauna e flora, 151 ameaçadas de extinção e 110 endêmicas.

Corupião (Icterus jamacaii) registrado na Área de Alto Valor de Conservação Alcoprado, daSuzano, na Bahia

Conheça a atuação social da Suzano na Bahia

Assim como em todas as suas áreas de atuação, a Suzano investe e impulsiona o desenvolvimento social na Bahia. Conheça alguns dados:

48 mil+
pessoas beneficiadas pelos programas e iniciativas sociais da Suzano
2.800+
pessoas retiradas da pobreza por meio dos programas da Suzano
8.3 mi
reais de investimento em projetos sociais
156
escolas beneficiadas pelo Programa Suzano de Educação
34 mil+
pessoas beneficiadas pelo Programa Suzano de Educação
700+
profissionais de educação participantes do Programa Suzano de Educação
Quer conhecer mais indicadores sociais e ambientais da Suzano? É só visitar a Central de Sustentabilidade.

Projetos sociais apoiados pela Suzano na Bahia

Conheça abaixo alguns dos projetos de desenvolvimento social da companhia voltados para comunidades locais.