Regionais
  /  
Mato Grosso do Sul

Suzano entrega reforma do CRAS Central em Ribas do Rio Pardo (MS)

Publicado em 
13/9/2023

Além da revitalização e restauração de vários espaços, a empresa construiu um salão de gastronomia, adequando o prédio para receber os diversos cursos de qualificação profissional oferecidos por meio do Senac.

A Suzano, maior produtora mundial de celulose de mercado e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, entregou no início de setembro a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Central), em parceria com a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo (MS). Além da revitalização, a empresa construiu um salão de gastronomia, adequando o prédio para receber os diversos cursos de qualificação profissional oferecidos por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Foram restaurados ainda banheiros, salas de aulas, o laboratório de beleza (para cursos de estética) e o centro de convivência.

Conforme o diretor de engenharia da Suzano, Maurício Miranda, a adequação do CRAS Central faz parte dos investimentos voluntários de R$ 13,8 milhões que a empresa se comprometeu a fazer no município. “Na Suzano temos um direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e, com esta reforma, disponibilizamos um espaço para o uso dos nossos parceiros e da população em formações que vão contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados na cidade e para geração de emprego e renda no município”, ressalta.

O espaço renovado já está recebendo os cursos de salgadeiro(a), preparo de bolos e tortas, técnicas de unhas artísticas e cortes de cabelos masculinos e técnicas de barbear, que fazem parte da primeira fase de qualificações com o Senac para 2023. A segunda fase se inicia nas próximas semanas com os cursos de design de sobrancelhas, preparo de pães artesanais, com início previsto para o dia 18 de setembro, e o curso de maquiador(a), que começa no dia 26.

Já estão abertas as inscrições para a segunda fase de cursos à comunidade com a disponibilização de 60 vagas. Nessa etapa serão oferecidos os cursos de preparo de compotas e doces cristalizados, limpeza de pele e preparo de marmita gourmet e fitness. As ações realizadas visam ao cumprimento do compromisso assumido publicamente pela empresa de retirar mais de 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030 em suas áreas de atuação.

Em 2022, a parceria entre a Suzano, a prefeitura e o Senac resultou na formação de 68 alunos(as) nos cursos de manicure, recepcionista, vendedor, camareira e higiene e manipulação de alimentos. “Como o objetivo de atingir as metas de longo prazo da empresa, até o final do próximo ano serão abertos diversos novos cursos. Com o apoio da prefeitura e do Senac, nossos parceiros, temos a garantia de que serão formados muitos profissionais para atender à demanda gerada com a implantação da nova fábrica da Suzano na cidade”, complementa Maurício Miranda.