Regionais
  /  
São Paulo

Suzano apoia Projeto GAMT que capacita 315 jovens no Vale do Paraíba

Publicado em 
20/12/2023

O projeto oferece capacitação profissional e orientação para o mercado de trabalho, beneficiando jovens em situação de vulnerabilidade social. Do total de beneficiados, 58% são mulheres

Com o intuito de incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, apoia as ações do Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos, popularmente conhecido como Projeto GAMT.

A iniciativa da Suzano está alinhada aos Compromissos para Renovar a Vida ( https://compromissos-renovar-vida.suzano.com.br) que compõe um conjunto de 15 metas de longo prazo alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre eles, está o compromisso de retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza nas regiões onde a empresa mantém operações até 2030.

"Na Suzano acreditamos que só é bom pra nós, se for bom para o mundo e, investir na educação e na qualificação profissional é uma forma de contribuir para a transformação social e sustentabilidade econômica das comunidades", afirma Adriano Silva Martins, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano.

Localizado em Caçapava (SP), o GAMT possui 48 anos de trajetória e trabalha a formação profissional de jovens e adultos baseada na metodologia de ensino ABP — Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual o estudante é o centro do processo de aprendizagem, permitindo que sejam protagonistas e tragam mais significado para seu estudo, e o professor tem um papel de norteador.

O ciclo dos jovens no GAMT se inicia aos 16 anos, quando é feita a inscrição no Programa de Aprendizagem Jovens Talentos. Dentro do programa os jovens são direcionados ao ciclo de formação do Mapa de Oportunidades, de onde são encaminhados para compor o Banco de Talentos. O próximo passo, é o encaminhamento para vagas de aprendiz, onde os jovens terão a oportunidade de acessar o mercado de trabalho. “Nosso papel é dar condições destas pessoas ampliarem seus repertórios e conectá-las com as várias oportunidades de geração de renda”, diz Juliana Ferro, coordenadora do GAMT.

O projeto conta com uma rede de empresas parceiras que facilita a inserção dos jovens no mercado de trabalho. “A Suzano é uma parceira de longa data, que entende a razão de ser do GAMT, e nos auxilia a manter nosso impacto com famílias em situação de vulnerabilidade social. Manter projetos qualificados exige um custo que não podemos repassar ao nosso público, que já está sofrendo para conseguir uma oportunidade de geração de renda. A Suzano nos mantém ativos e ofertando cada vez mais oportunidades gratuitas para que estes jovens tenham orientações que muitas vezes estão distantes de seu meio de convívio. É uma parceria crucial para mantermos vivo nosso propósito de forma qualificada e para o público que mais precisa”, destaca Juliana.

Mais informações sobre o Projeto GAMT podem ser obtidas pelo endereço Quem Somos - Gamt