Regionais
  /  
Bahia

Projeto Cinturão Verde beneficia agricultores de Teixeira de Freitas

Publicado em 
7/12/2023
Representantes da Suzano, Prefeitura de Teixeira de Freitas e da Associação Menino Jesus durante lançamento do projeto. Foto: Divulgação.

Com recursos da Suzano, produtores receberam kits para construção de hortas orgânicas

O projeto Cinturão Verde, que consiste no apoio técnico e suporte aos produtores de hortaliças do Município de Teixeira de Freitas (BA), foi lançado nos dias 4 e 7 de dezembro, no Pré-assentamento Fabio Santos e na comunidade Menino Jesus, respectivamente, beneficiando quase 60 famílias. A iniciativa é uma parceria da Suzano com a Secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas e o Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (CEDAGRO).

Os eventos de lançamento contaram com a distribuição de 59 kits horta às famílias agrícolas, sendo 36 para a comunidade Fabio Santos e 23 para Menino Jesus, adquiridos com recursos financeiros da Suzano, que incluem carrinhos de mão, enxadas, telas sombrite, lonas para reservatório de água, sementes de hortaliças, dentre outros produtos e ferramentas. O material será utilizado pelos produtores para a construção e manutenção de estruturas para hortas orgânicas.

“O objetivo do projeto é estimular a agricultura familiar na região, por meio da capacitação, treinamento e assistência técnica aos produtores, que serão orientados a utilizarem manejo de produção sustentável e orgânica. Também será trabalhado o suporte e abertura de espaços de comercialização dos produtos, em feiras livres, no Mercado Municipal e para os programas públicos de aquisição de alimentos”, destaca o consultor de sustentabilidade da Suzano, Paulo Santana.

As duas comunidades contempladas receberão o acompanhamento técnico do projeto ao longo de 2024. “Os kits do projeto Cinturão Verde nos ajudarão na produção de hortaliças, na geração de renda das famílias da comunidade, garantindo continuidade da nossa produção nesse período de falta de chuvas”, comemora o presidente da Associação Menino Jesus, Adenilson dos Santos Nascimento.

O projeto é uma ação da Suzano de fortalecimento do relacionamento com comunidades vizinhas, que visa estabelecer diálogo com as comunidades onde a empresa tem atuação, para construção, de forma participativa, de soluções conjuntas para geração de trabalho e renda, segurança e soberania alimentar a partir do fortalecimento da agricultura familiar e suas redes.

O analista de Desenvolvimento Social da Suzano, Elton Ray Silva Santiago, esclarece que a ação está alinhada com o compromisso social da companhia. "Um dos direcionadores de nossa empresa é o de gerar e compartilhar valor. Em parceria com atores locais e organizações da sociedade civil, desenvolvemos projetos de geração de renda com comunidades vizinhas, que possibilitam segurança alimentar, empoderamento e autonomia financeira às pessoas, fortalecendo negócios locais sustentáveis que sempre fizeram parte da cultura de cada região. Queremos contribuir para a diminuição da pobreza e buscamos um relacionamento saudável e diálogo aberto com as comunidades".

Famílias do Pré-assentamento Fabio Santos recebem kits horta. Foto: Divulgação