Regionais
  /  
Bahia

Programa Suzano de Educação: municípios baianos apresentam avanços em suas práticas

Publicado em 
4/12/2023
Evento reuniu representantes de cinco municípios do Extremo Sul da Bahia. Foto: Divulgação

Iniciativa contribui para reforçar qualidade da educação pública no Extremo Sul da Bahia

O Programa Suzano de Educação (PSE) realizou na última terça-feira (28), em Alcobaça (BA), o Seminário Regional de Boas Práticas 2023, com o objetivo de compartilhar as ações implementadas e discutir sobre a construção de uma educação pública de qualidade. O programa é uma iniciativa da Suzano em parceria com as Prefeituras dos municípios onde a empresa atua e com apoio técnico dos parceiros implementadores: Comunidade Educativa CEDAC e Associação Cidade Escola APRENDIZ.

Segundo a consultora de Desenvolvimento Social da Suzano, Vanessa Espindola, o programa começou em 2020 e desde então está avançando na construção de políticas públicas para a educação. “A estrutura do programa está organizada em três grandes estratégias: na colaboração territorial por meio dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação;  na Gestão Educacional e Escolar, que prevê a formação dos profissionais de educação e o fomento da gestão democrática; e na Participação Social,  que visa o fortalecimento da rede de proteção social – equipes intersetoriais junto com as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, além do diálogo com a sociedade”, explica.

O encontro reuniu os gestores do programa com os secretários e técnicos das prefeituras de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado, que compõem o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Abr’Olhos. Além da Bahia, o programa conta com outros arranjos nos estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Maranhão, que também realizaram seminários durante o mês de novembro. Os ADEs são constituídos por municípios que têm proximidade geográfica e características semelhantes, favorecendo a troca de experiências e atuação intermunicipal.

Na Bahia, um dos pontos altos do evento foi a apresentação das escolas participantes do programa, que compartilharam sobre as ações do PSE nas práticas de gestão. A escola NEC Marieta Gazzinelli (Mucuri) apresentou o processo de Intersetorialidade na Educação do Campo, a EM Raul Gazzinelli (Nova Viçosa) mostrou o Projeto Institucional Comunidade de Leitores, desenvolvido na escola. Houve também apresentações das escolas EM São Bernardo (Alcobaça), EM Epaminondas Caetano de Almeida (Prado), CM Criança Feliz e CM João Monteiro (Caravelas).

“É muito gratificante ver os resultados que já estamos colhendo e os primeiros impactos da formação do PSE no território. Observa-se um avanço importante em relação ao nível de engajamento e articulação dos trabalhos das equipes dos municípios, quando comparado ao início da implementação do Programa”, ressalta o consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Andreone Souza.

O compromisso social com a educação sempre esteve entre as prioridades da Suzano, garantindo assim o impacto positivo e duradouro em todas as regiões onde a empresa está presente. A Suzano se propõe a dialogar com as comunidades para enfrentar os desafios educacionais e construir, em parceria, soluções colaborativas para Educação. Para conhecer mais sobre o Programa Suzano de Educação, basta acessar a página oficial do programa, no endereço https://suzanonaeducacao.com.br/.