A atuação social da Suzano

Mãos segurando sementes do Babaçu
É nosso papel contribuir com um futuro melhor. Por isso, criamos parcerias com a sociedade, setor privado, público e terceiro setor para fortalecer o desenvolvimento social do país. A seguir, você conhecerá mais sobre o nosso trabalho.
O engajamento da Suzano com a responsabilidade social faz parte do propósito da companhia, de renovar a vida a partir da árvore. Por isso, nos comprometemos até 2030, a retirar 200 mil pessoas da pobreza em nossas áreas de atuação e a impulsionar a educação aumentando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 40% em todos os municípios prioritários.
Esses objetivos fazem parte dos nossos Compromissos para Renovar a Vida, 15 metas para ajudar a construir um mundo melhor. Entre elas, estão:
Crianças participantes do Programa Suzano de Educação
Combater a crise climática
Remover 40 milhões de toneladas de carbono (CO2) da atmosfera até 2025 e reduzir em 15% a intensidade das emissões de Gases de Efeito Estufa.
Saiba mais
Oferecer produtos renováveis
Disponibilizar 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável que possam substituir plásticos e derivados do petróleo.
Saiba mais
Promover diversidade, equidade e inclusão
Alcançar 30% de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança, ambiente 100% inclusivo para pessoas LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência e 100% de acessibilidade.
Saiba mais
Conservar a biodiversidade
Conectar 500 mil hectares de fragmentos de Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia.
Saiba mais

O que a Suzano faz pelo desenvolvimento social?

A Suzano está presente em mais de 200 municípios brasileiros, nos quais 3,3 milhões de pessoas estão em situação de pobreza – e é nosso papel contribuir com um mundo menos desigual. Sabemos que, sozinhos, não conseguiremos impulsionar o desenvolvimento social. Por isso, nossa estratégia social inclui o fomento a diferentes visões de desenvolvimento local.

Por meio do fomento a soluções com impacto direto sobre a pobreza, do protagonismo do nosso negócio e de parcerias com empresas, organizações da sociedade civil, associações e cooperativas, poder público entre outros, buscamos: fortalecer todos aqueles que, de alguma maneira, atuam em nossos programas e projetos; aumentar a conexão dos envolvidos com o mercado; e ajudar a manter os ambientes socioeconômicos locais aquecidos.

Para alcançar esses resultados, atuamos socialmente em três grandes frentes:

Mapa do Brasil

Relacionamento com as comunidades

A consulta às comunidades é o cerne do nosso modelo de atuação e de nossa estratégia de relacionamento local com comunidades vizinhas e tradicionais (como povos indígenas e quilombolas). O relacionamento acontece a partir de diálogos estruturados nos quais mapeamos as oportunidades para impulsionar o desenvolvimento regional.

Redução da
pobreza

Investimos em programas e projetos sociais com impacto direto sobre a pobreza e que atuam,por exemplo, com empreendedorismo, extrativismo sustentável, reciclagem e capacitação profissional, sempre levando em conta a pobreza multidimensional, aquela que afeta as esferas de renda, saúde e educação.

Impulsionamento da educação

Pobreza e educação estão diretamente conectadas: quem tem menos oportunidades educacionais costuma, também, ter renda mais baixa. Portanto, criar as condições necessárias para que essas pessoas possam estudar é parte da nossa estratégia de desenvolvimento social. Fazemos isso por meio do Programa Suzano de Educação, que impacta a vida de cerca de 300 mil estudantes de escolas públicas por meio da formação de educadores(as), do fomento a políticas educacionais e da atuação em diferentes esferas ligadas à educação (como saúde e assistência social).

Como a Suzano busca reduzir a pobreza?

Estamos comprometidos a reduzir a pobreza multidimensional, que afeta as esferas da renda, saúde e educação.

Por meio de uma rede de parceiros, investimos em projetos de geração de renda e autonomia que beneficiam mais de 47 mil pessoas e que abrangem, de acordo com características regionais, iniciativas em seis frentes:

Extrativismo sustentável

Reciclagem inclusiva

Empreendedorismo

Redes de abastecimento

Acesso ao emprego

Cadeia de Valor Suzano

Projetos sociais da Suzano

A Suzano tem projetos de desenvolvimento social que estão presentes em todo o país. Conheça algumas iniciativas.